#ForaMicarla: Quem é Joselito Müller?

Duas notícias políticas, veiculadas no diário carioca Correio do Brasil, repercutiram na cidade de Natal nos últimos dias.
A primeira, publicada inicialmente no dia 9 de junho, falava de uma pesquisa realizada por um instituto chamado Atlas, dando conta que a prefeita Micarla de Sousa gozava de 73% de aprovação popular. A segunda, publicada hoje, citava um pronunciamento da presidenta Dilma Roussef defendendo Micarla contra o movimento #ForaMicarla.
As notícias viraram objeto de discussão em redes sociais e foram até repercutidas por alguns jornalistas em seus blogs.
Evidentemente, elas levantaram suspeitas. O mesmo autor, Joselito Müller, publicou as duas notícias. A primeira impressão é que se trata de um fake e defensor da prefeita. Mas tenho a impressão que se trata de alguém tentando fazer humor. E muita gente embarcou acreditando que o autor queria que os textos fossem entendidos como verdadeiros.
Concluo isso com base em algumas outras matérias publicadas por Joselito Müller nos últimos dias:
Discografia de Sérgio Mallandro será lançada em edição de colecionador, antes da morte do artista
Charles Sheen interpretará Silvio Berluscone no cinema
Apoiadores da prefeita de Natal organizam manifestações de apoio
Projeto “Poesia na boca” retoma suas atividades no segundo semestre

Essa história revela algumas coisas interessantes. Primeiro, que é muito fácil gerar uma falsa notícia e fazê-la repercutir como verdadeira, principalmente publicando-as em sites considerados como sérios. Mostra também que somos desatentos ao lermos certos tipos de notícia e não identificarmos como possíveis fraudes.

Não estou certo de que a intenção de Joselito Müller, quem quer que seja ele, seja espalhar falsas notícias mas, sim, fazer humor e mostrar como é fácil publicar notícias, as mais absurdas, nos espaços virtuais do país.

About these ads

5 comentários sobre “#ForaMicarla: Quem é Joselito Müller?

    • Nem acho tanta perspicácia. Acho que faltou perspicácia aos colegas que repercutiram suas notícias como verdadeiras.

      • Falei isso o primeiro texto dele. Sou fão do Joselito kkkkkk essas matérias são melhores dq o Zorra Total e a praça é nossa juntas hahahha

  1. essa foi a proposta…. antes de querer seus 15 minutos de fama como muitos protestos estão sendo (o importante nao é reividicar seus direitos, e sim aparecer nas redes sociais) e nossa querida e amada fake, digo , prefeita, que GASTA NOSSA GRANA com carro de som nas ruas com dizeres “vc nao sabia e agora esta sabendo” assumindo autoria das UPAS que são nacionais e nao municipais entre outras MENTIRAS.
    a proposta maior é passar na cara que todo mundo hoje se diz reporter , e como carlos fialho bem mensinou em seu texto no blog de sua autoria, esses reporteres so pinçam boatos aqui e ali e os redilvulgam como sua autoria , tendo preguiça de CONFIRMAR esses fatos…
    joselito , vc tem NOÇÃO do que tá fazendo..um hacker com sacarsmo.
    #TODOAPIO #TAMOSUNIDOS

  2. Concordo que deve-se conferir boatos sérios como estes antes de repassa-los, contudo, morando onde moro e convivendo com os absurdos que tenho que conviver devido a negligência da prefeita Micarla, citada a cima, onde ou invés de uma frase supostamente falsa de “73% de aprovação”, foi posto em um outdoor da prefeitura 98% de aprovação! E ter que ouvi-la dizer que vai descansar em São Paulo (porque ela não faz nada para tornar sua cidade melhor) ou ouvi-la dizer que não vai dar ouvidos para os protestos de #ForaMicarla, não vai dar ouvidos a vontade de seu povo. É bem fácil acreditar nas notícias mencionadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s