#ForaMicarla: Quem é Joselito Müller?

Posted on 29/06/2011

5


Duas notícias políticas, veiculadas no diário carioca Correio do Brasil, repercutiram na cidade de Natal nos últimos dias.
A primeira, publicada inicialmente no dia 9 de junho, falava de uma pesquisa realizada por um instituto chamado Atlas, dando conta que a prefeita Micarla de Sousa gozava de 73% de aprovação popular. A segunda, publicada hoje, citava um pronunciamento da presidenta Dilma Roussef defendendo Micarla contra o movimento #ForaMicarla.
As notícias viraram objeto de discussão em redes sociais e foram até repercutidas por alguns jornalistas em seus blogs.
Evidentemente, elas levantaram suspeitas. O mesmo autor, Joselito Müller, publicou as duas notícias. A primeira impressão é que se trata de um fake e defensor da prefeita. Mas tenho a impressão que se trata de alguém tentando fazer humor. E muita gente embarcou acreditando que o autor queria que os textos fossem entendidos como verdadeiros.
Concluo isso com base em algumas outras matérias publicadas por Joselito Müller nos últimos dias:
Discografia de Sérgio Mallandro será lançada em edição de colecionador, antes da morte do artista
Charles Sheen interpretará Silvio Berluscone no cinema
Apoiadores da prefeita de Natal organizam manifestações de apoio
Projeto “Poesia na boca” retoma suas atividades no segundo semestre

Essa história revela algumas coisas interessantes. Primeiro, que é muito fácil gerar uma falsa notícia e fazê-la repercutir como verdadeira, principalmente publicando-as em sites considerados como sérios. Mostra também que somos desatentos ao lermos certos tipos de notícia e não identificarmos como possíveis fraudes.

Não estou certo de que a intenção de Joselito Müller, quem quer que seja ele, seja espalhar falsas notícias mas, sim, fazer humor e mostrar como é fácil publicar notícias, as mais absurdas, nos espaços virtuais do país.

Posted in: Discurso, Internet