Reitora da UFRN se pronuncia sobre IINN

Posted on 26/07/2011

0


Com textos do No Minuto e do Blog do Nassif:


A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, afirmou, em nota, que não há nenhum conflito entre a instituição e o IINN (Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra), fundado pelos neurocientistas Miguel Nicolelis e Sidarta Ribeiro.  O próprio Nicolelis já havia me confirmado isso em conversa mais cedo. 


Ângela Paiva reiterou que continua com a interlocução permanente para dar continuidade a essa parceria, com a conclusão do Campus do Cérebro, nesta área estratégica para o desenvolvimento da ciência brasileira.

Em relação à suposta determinação da reitora para que Miguel Nicolelis devolvesse os equipamentos que estavam no IINN, o superintendente de Comunicação da UFRN, José Zilmar, explicou ao Portal No Minuto que, como o material pertence à universidade, a devolução estava acordada com o neurocientista e, portanto, não houve nenhum problema sobre esse assunto.

Nicolelis voltou a falar sobre o assunto no twitter:
Além da reitora, a própria Associação Alberto Santos-Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), mantenedora do IINN, divulgou nota nesta tarde sobre o assunto

Leia a seguir a íntegra das notas:
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA UFRN

A UFRN reafirma o seu compromisso de manter a parceria com o INN-ELS/AASDAP iniciada há oito anos e esclarece que não existe nenhum conflito institucional, senão algumas divergências pessoais de pesquisadores, antes colaboradores do INN-ELS/AASDAP. A REITORIA DA UFRN continua com a interlocução permanente para dar continuidade a essa parceria, com a conclusão do CAMPUS DO CÉREBRO, nesta área estratégica para o desenvolvimento da ciência brasileira. A REITORIA confia na superação de eventuais divergências e na construção do entendimento necessário à consolidação desse projeto institucional.

Natal, 26 de julho de 2011.

ÂNGELA PAIVA CRUZ

REITORA DA UFRN

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA AASDAP

A Associação Alberto Santos-Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), gestora do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) continuam trabalhando em conjunto, visando concretizar o plano de criação do Campus do Cérebro em Macaíba. Ambas as partes não só mantém a parceria, como pretendem ampliá-la. O fato de haver ajustes administrativos não significa cisão.

Em relação ao grupo de pesquisadores da UFRN que está encerrando sua colaboração com os Centros de Pesquisa da AASDAP, nada impede que trabalhemos juntos no futuro.

A missão do IINN-ELS, de usar a ciência como agente de transformação social do nosso país, continua sendo cumprida, como atestam os mais de 1000 jovens atendidos em seus dois Centros de Educação Científica e os 12000 atendimentos anuais do Centro de Saúde Anita Garibaldi.

Os pesquisadores da equipe do IINN-ELS e seus colaboradores no Brasil, Estados Unidos e Europa mantém o cumprimento de sua missão científica.

São Paulo, 26 de julho de 2011
AASDAP

Anúncios
Posted in: Sem categoria