Revista Nature destaca pesquisa de @MiguelNicolelis

Posted on 05/10/2011

0


Há pouco, pelo twitter, o neurocientista Miguel Nicolelis anunciou a publicação de artigo na revista científica Nature.  A notícia sobre a publicação você encontra aqui e os dados da pesquisa aqui.

Segundo a Nature, a equipe de pesquisadores desenvolveu um implante cerebral que permite a macacos  examinar objetos virtuais através de braços também virtuais controlados por seus cérebros.  O dispositivo é o primeiro passo para o desenvolvimento de próteses ou trajes robóticos que permitam aos usuários interagirem com o mundo sem qualquer feedback visual.
A realidade que se desenha a partir da pesquisa liderada por Nicolelis se aproxima daquela que encontramos em filmes como Avatar ou o mais longíquo Matrix.  Como disse Miguel, é a primeira vez que se demonstra um diálogo bidirecional entre cérebro e máquina através de um sexto sentido: o tato artificial.  Os animais puderam sentir o “tato”sem contato direto de suas peles com os três objetos da experiência.
A matéria destaca ainda a fala do neurocientista Rodrigo Quiroga, da Universidade de Leicester no Reino Unido, que afirma se tratar de um passo crítico no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina.
É hora de esperar o que dirão os críticos desse importante passo para a ciência tropical do Brasil.  O próximo passo é fazer um paraplégico andar e dar o pontapé inicial da Copa de 2014.

Anúncios
Posted in: Sem categoria