#ForaMicarla: Wall Street ou Muro das Lamentações?

Posted on 12/10/2011

0


Imagine o cenário. A prefeita que ainda se recupera de problemas de saúde informa que vai tirar uma licença de dez dias para descansar com a família no exterior – fosse indo a um evento evangélico em Israel ou mesmo visitar o #OccupyWallStreet em Nova Iorque. Daria uma entrevista, ou faria uma declaração por meio da assessoria de imprensa, explicando que houve uma recomendação médica por repouso. Haveria uma certa chiadeira e nada mais.

O que a nossa competente prefeita, que nem parece que é jornalista, fez? Passou o cargo ao vice-prefeito no sábado, viajou sem informar nada a ninguém e fez questão, inclusive por meio da assessoria, de manter o mistério. Resultado? Micarla prova mais uma vez que é especialista em dar tiros no próprio pé e gera uma crise desnecessária – mais uma – para a sua gestão.

Agora tudo fica nebuloso: a legalidade, as razões, o destino e até quem pagou a conta de sua licença. Os filhos foram ou não foram? Necessariamente, Micarla viaja deixando dúvidas que precisam ser explicadas. A viagem, que podia ser tranquila, fica parecendo uma fuga.

É mais ou menos sobre isso que trata a matéria do Novo Jornal de hoje. Apesar da prefeita de Natal Micarla de Sousa não divulgar o destino de sua viagem de dez dias e, um dia após a Secretaria de Comunicação negar que tivesse qualquer conhecimento sobre o destino e motivos da viagem, o NOVO JORNAL apurou que no sábado passado, dia em que transferiu o cargo para o vice-prefeito Paulinho Freire, Micarla de Sousa e o esposo Miguel Weber embarcaram de Natal com destino à cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A presença dos dois filhos do casal não foi confirmada neste embarque, mesmo com a assessoria de imprensa da prefeitura tendo informado que os filhos também estão na viagem. Durante todo o dia de ontem, especulou-se ainda, que a prefeita estaria em Israel, onde, coincidentemente, a Banda Gospel Diante do Trono, que realizou show com gravação de DVD em Natal há alguns meses, também está para participar de um evento denominado “Convocatória de Oração para Todas as Nações”.

A banda está hospedada no luxuoso Ramat Rachel Hotel que contém uma variedade de quartos – Salas VIP, suítes familiares, quartos duplos e quartos para deficientes, além de clube com restaurante kosher de qualidade e outros espaços para conferências, palestras e reuniões. O hotel também tem uma sinagoga ativa. A reportagem do NOVO JORNAL entrou em contato com o hotel e recebeu a informação de que a prefeita não encontra-se hospedada por lá.

A repercussão provocada pela omissão do destino e dos motivos do terceiro afastamento da prefeita neste ano, motivou a articulação de vereadores da oposição para comprovar que a viagem da prefeita ao exterior é irregular.

O vereador Raniere Barbosa (PRB) vai apresentar na sessão de amanhã, na Câmara Municipal, um requerimento baseado na Lei Orgânica do Município, comprovando que houve um descumprimento por parte da prefeita de Natal Micarla de Sousa, ao se afastar de suas atividades administrativas para viajar ao exterior sem autorização da Câmara de Vereadores. “Vou apresentar um requerimento à Mesa Diretora comprovando que houve o descumprimento e assim, pedir o afastamento da prefeita”, anunciou o vereador Raniere Barbosa.

O vereador disse que para comprovar o descumprimento vai utilizar informações publicadas na imprensa que atestam que o destino da viagem da prefeita foi Israel. Raniere fez um pronunciamento em audiência pública realizada na manhã de ontem na Câmara, cobrando explicações a respeito do destino e dos motivos da terceira ausência da viagem da chefe do executivo municipal. Ele já conversou com outros vereadores sobre o assunto e recebeu o apoio dos colegas para o pleito. “Raniere disse que a viagem já está comprovada para o exterior e eu já lhe garanti que vou subscrever”, informou a vereadora Sargento Regina (PDT). Além dela, o vereador petista Fernando Lucena também teria apoiado a iniciativa.

Legislação

No entendimento destes vereadores, a Lei Orgânica do Município determina que, independente do período de afastamento da chefe do executivo, se o motivo for viagem ao exterior, é obrigatória a comunicação ao Legislativo, fato que não ocorreu. No entanto a Lei não é clara quanto ao destino da viagem, referindo-se apenas ao afastamento superior a 30 dias para o pedido de autorização dos vereadores.

Esta é a explicação do presidente da Câmara Edivan Martins para justificar que não era necessário o pedido de afastamento ao Legislativo Municipal e, por isso, a viagem não estaria irregular, seja para Israel ou para Nova Iorque. O vereador Ney Lopes Júnior (DEM) também garante que, pela Lei, não há erro em a prefeita ter viajado sem autorização do Legislativo, desde que não ultrapasse 30 dias.

Micarla de Sousa, que se tornou evangélica recentemente, retorna às suas atividades no próxi- mo domingo, um dia antes do encerramento da “Convocatória de Oração” com a Banda Diante do Trono em Israel, que conta com a presença da vocalista da banda Ana Paula Valadão e da pastora e cantora Ludmila Ferber que também é fundadora e presidente da Igreja Celular Internacional e presidiu a cerimônia de batismo evangélico da prefeita há um mês, na Lagoa do Bom Fim, em Nísia Floresta.

Agência diz que prefeita não viajou na caravana

O evento que a Banda Gospel Diante do Trono participa em Israel e que está sendo apontado como um dos destinos da prefeita de Natal é denominado “Convocatória de Oração para todas as nações”. A agência de viagens EL GIBOR, responsável pela viagem, informou que Micarla de Sousa não viajou com a caravana.

É a primeira vez que a banda participa desta conferência que começou ontem e se estende até a próxima segunda-feira. Na agenda da Caravana do Grupo Diante do Trono, consta uma passagem pelo Egito e visitas aos principais locais que foram cenários da vida de Jesus Cristo como o Monte das Bem-aventuranças, o Tabgha (local da multiplicação dos pães) e passeios de Barco pelo Mar da Galiléia e rio Jordão. Os integrantes da caravana, cerca de 200 pessoas, estão hospedadas no Ramat Rachel Hotel.

No site da banda, a vocalista Ana Paula Valadão convoca as pessoas para o evento (…) e informa que aproximadamente duas mil pessoas, de duzentas nações distintas, se reúnem para clamar a Deus em favor de Israel, do mundo árabe, e de todos os povos da Terra nesta Conferência.

Anúncios
Marcado:
Posted in: #ForaMicarla