Socialistas franceses escolhem adversário de Sarkozy

Posted on 17/10/2011

0


Da Folha de São Paulo

Com forte mobilização do eleitorado francês, François Hollande, 57, venceu o segundo turno das primárias socialistas e será o adversário do presidente Nicolas Sarkozy na eleição de maio de 2012.
A vitória era esperada, já que o ex-primeiro-secretário do PS (Partido Socialista) conseguiu o apoio de todos os quatro candidatos derrotados do primeiro turno.
Mesmo antes do resultado final, Martine Aubry, atual primeira-secretária do PS, reconheceu a derrota. “Desde que assumi o Partido Socialista, só tenho um desejo: que um de nós [socialistas] seja eleito em 2012. Faremos tudo para que François Hollande seja o novo presidente da França daqui a sete meses”, disse Aubry.
Até a noite de ontem, Hollande tinha 56% dos 2,2 milhões de votos apurados (81% do total).

Acusações
Ao longo da semana, Aubry e Hollande trocaram ataques. Ela classificou o adversário -considerado um esquerdista moderado- de “candidato do sistema”.
Já Hollande alfinetou a colega de partido ao chamá-la de “candidata reserva”. Aubry entrou na disputa depois que Dominique Strauss-Kahn, ex-chefe do Fundo Monetário Internacional e maior aposta do PS contra Sarkozy, se afastou por envolvimento em um escândalo sexual. Mais tarde, a acusação foi arquivada.
Diante de uma margem confortável a favor do vencedor, os socialistas adotaram o discurso da união. Ganhar de forma incontestável era prioridade para o PS, já que uma decisão apertada poderia acirrar divisões internas que cresceram na reta final da campanha.
“Essa vitória nos dá força e legitimidade para enfrentarmos as eleições presidenciais”, afirmou Hollande.

Anúncios
Marcado: ,
Posted in: Sem categoria